NOSSO BLOG
Dúvidas?
Nós ligamos pra você ;)
QUANDO CONTRATAR UM CONSÓRCIO VALE A PENA?
Contratar consórcio é uma opção interessante para ajudar na realização de planos específicos, como comprar um imóvel, um carro, realizar eventos ou contratar serviços de custo elevado. Nesse tipo de contrato, o consorciado paga as mensalidades acordadas e participa de um grupo, com outras pessoas que têm o mesmo objetivo.
Mensalmente são feitos sorteios em assembleia para a contemplação, que dará a carta de crédito ao consorciado para adquirir bem ou o serviço contratado. Por isso, não há uma data exata para ter acesso ao bem objeto — isso pode acontecer no início, no transcorrer ou no término do contrato.
Portanto, é preciso avaliar algumas questões para ter certeza de que essa é a opção ideal de contrato para o seu perfil. Quer saber como fazer isso? Neste conteúdo, listamos algumas situações que indicam que vale a pena contratar um consórcio para facilitar a decisão. Acompanhe!
Quando compensa contratar consórcio?
O consórcio é conhecido por ser uma opção com melhor custo-benefício: ele não possui taxa de juros como as praticadas em empréstimos e financiamentos, sofrendo apenas reajustes para manter o poder de compra referente ao valor do bem consorciado.
Dessa forma, o contratante paga o valor da parcela com a taxa de administração e o seguro, e só haverá juros nos casos de atraso no pagamento de parcelas. Porém, apesar desses benefícios do contrato, surgem dúvidas se realmente vale a pena optar por esse negócio. Nesse caso, o ideal é conhecer as principais situações em que compensa contratar o consórcio e o motivo para isso. Confira a seguir!
Pode esperar para comprar o bem ou serviço
É normal iniciar o planejamento para aquisições maiores com bastante antecedência: compra de imóvel, troca de carro, realização de eventos como casamento e formatura, viagens, entre outros. Tudo isso pode ser adquirido via consórcio, porém, é preciso não ter pressa para a aquisição.
Tenha em mente que é necessário aguardar a contemplação, que depende de sorteio. Mesmo nos casos em que o consorciado oferta lances para antecipar o recebimento da carta de crédito, não há certeza em relação à data em que será contemplado. Por isso, essa modalidade é mais indicada para quem possui prazos flexíveis para a aquisição.
Quer fugir dos juros aplicados em financiamentos
Os financiamentos são conhecidos pelas altas taxas envolvidas: além dos juros praticados, o banco pode incluir outras tarifas que encarecem a compra. Assim, se você procura um custo efetivo total (CET) mais baixo, o consórcio pode ser a solução ideal.
Além do valor das parcelas, você só precisará arcar com a taxa fixada pela administradora e os reajustes feitos conforme índice indicado no contrato, que garantem a manutenção do poder de compra da carta de crédito. Isso tudo garante um CET mais baixo, beneficiando aos consorciados com um investimento total menor e com melhor custo-benefício.
Precisa de mais disciplina para economizar
Na teoria, economizar é bem simples: você avalia o orçamento, verifica os valores que podem ser guardados mensalmente e não gasta com compras. Porém, a prática é bem diferente e muitas se deparam com dificuldades de não utilizar o dinheiro que sobra depois de quitar todas as obrigações.
Se isso acontece com você, contratar consórcio é uma boa alternativa para ajudar na conquista dos seus objetivos. Como você assume o compromisso de pagar as parcelas mensais, sendo penalizado pelos atrasos, o valor que sobraria no mês deixa de estar disponível. Dessa maneira, o consórcio faz com que você se obrigue a ter mais disciplina.
Prefere ter poder de compra para negociar à vista
A carta de crédito é uma modalidade de pagamento à vista, já que o vendedor receberá o valor em uma parcela paga pela administradora. Por isso mesmo, pode garantir melhores condições na negociação da compra.
Mesmo que opções como o financiamento também transfiram todo o valor para o vendedor em uma parcela, elas exigem a realização de trâmites burocráticos e o procedimento para liberação do contrato pode levar alguns meses, o que diminui o poder de negociação.
Além disso, quando se trata da contratação de serviços, como fornecedores de eventos e viagens, que costumam ter opções de parcelamento via cartão, a quitação à vista se torna um atrativo, já que elimina as taxas cobradas pelas maquininhas.
Deseja ter flexibilidade para usar o crédito
A carta de crédito é bastante flexível. Inicialmente, ela pode ser utilizada para comprar qualquer bem ou serviço que se enquadre na categoria indicada na compra. Um consórcio de imóvel, por exemplo, permite a aquisição de casas, apartamentos, terrenos e quitação de financiamentos.
Se o valor for inferior, o saldo pode ser utilizado para arcar com outros custos relacionados à compra, como transferência e emplacamento de um carro. Caso o preço seja superior ao da carta, o comprador pode negociar o valor faltante com o vendedor como julgar melhor.
Quando não vale a pena contratar um consórcio?
Apesar de todas as vantagens que o consórcio proporciona, existem situações em que essa opção não será indicada, exigindo que você busque outras alternativas para realizar os planos. As mais comuns são:
- pressa para realizar a compra;
- impossibilidade de aumentar os gastos mensais para assumir o consórcio;
- não ter recursos para ofertar lances, caso precise antecipar a contemplação.
Assim, antes de assumir esse tipo de contrato, é importante fazer uma análise da sua situação financeira e dos objetivos com a aquisição. Dessa maneira, você garantirá uma contratação sem arrependimentos.
Além disso, antes de contratar, procure uma empresa autorizada pelo Banco Central para administrar grupos de consórcios e pesquise a sua reputação no mercado. É fundamental contar com uma administradora confiável e experiente ao investir nessa opção.
Como vimos, existem diversas situações em que vale a pena contratar consórcio. Portanto, avalie as suas necessidades e atente-se para determinar a melhor alternativa e conte sempre com uma administradora que tenha boa reputação no mercado.
Então, este post esclareceu o assunto? Se você gostou do conteúdo, aproveite e compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas informações sobre consórcio!